Fausto: Por este rio acima

.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Identidade Social na Adolescência




Processo de Construção da Identidade na Adolescência


Objectivo: Identificar as características e discutir o processo de construção de identidade na adolescência.


Recursos de Aprendizagem:

Huffaker, D.; Calvert, S. (2008). Gender, Identity and Language Use in Teenage Blogs. In Journal of Computater-Mediated Comunication, 10 (2), article 1.

Schmitt, K.; Dayanim, S.; & Matthias, S. (2008). Personal Homepage Construction as an Expression of Social Development. In Development Psychology, 44 (2), 496-506.

Recurso Complementar

Schoen-Ferreira, T.; Aznar-Faria, M.; Silvares, E. (2003). A construção da identidade em adolescentes: Um estudo exploratório. In Estudos de Psicologia, 8 (1), 107-115.

Nesta unidade curricular analisaram-se as características do processo de construção da identidade social dos adolescentes em contexto online.

A adolescência corresponde a um período de questionamento, de exploração de preparação para a idade adulta. A questão fundamental a que o adolescente tenta responder, nesta fase da vida é: Quem sou eu?”. Para dar resposta a esta questão, o adolescente precisa de conhecer as percepções dos outros, de interagir com eles, de novamente se interrogar e interagir…. O computador e a Internet , pelas suas características, proporcionam, aos jovens, um meio de explorar/criar a sua identidade através de envio/recebimento de mensagens, criação de páginas, blogues…Os media são um importante factor de socialização. A ausência de apresentação física pode libertar certos indivíduos de estereótipos negativos ou estigmas de inferioridade.

Estudos efectuados por David Huffaker e Sandra Calvet referentes ao género, identidade e linguagem utilizada nos blogues por adolescentes, permitem caracterizar a linguagem utilizada pelas novas formas sucessivamente inventadas, específicas, deste tipo de comunicação, de que são exemplo os text-based e os emoticons como: “um discurso emergente que é moldado integralmente com a criatividade” (2008). Segundo os mesmos autores uma análise semântica de género do discurso utilizado nos blogues, tornou evidente que “ esta geração de usuários da Internet é cada vez mais andrógina, na sua comunicação e interacção online”(Huffaker, Calvet, 2008).

Os estudos de Schmitt, Dayanim e Mathias confirmam que o domínio das habilidades técnicas das novas tecnologias na criação de páginas web desenvolve um sentimento de mestria tanto de pré-adolescentes como de adolescentes. O domínio é um dos principais desafios de desenvolvimento durante a pré-adolescência e permite o seu aprofundamento durante a adolescência. “crianças que criaram páginas ou blogues disseram que estavam orgulhosos das suas habilidades”(2008) e além disso referiram que é “fácil aprender a utilizar as novas tecnologias”. Os autores concluem, que embora “haja esperança e medo em relação à Internet” (2008)pode afirmar-se que os adolescentes que criam páginas pessoais e blogues têm fortes sentimentos de domínio e usam estes meios para afirmarem quem eles são.

Sobre esta temática, e relacionado com a minha prática de docente e/ou professora-bibliotecária refiro o que expressei no primeiro contributo para o debate:

“A leitura dos textos, mais uma vez, permitiu-me reflectir melhor sobre a prática de articulação da minha biblioteca escolar com os professores da área de projecto do 12.º ano. Uma das iniciativas conjuntas é o concurso dos trabalhos dos alunos no âmbito desta disciplina, (regulamento visitável em: http://areadeprojecto12d.blogs.sapo.pt/).

A forma escolhida, preferencialmente, pelos alunos para dar visibilidade aos seus trabalhos tem sido os blogues (visitáveis na mesma página ou em http://www.esec-canecas.rcts.pt/index.php?pagina=areaprojecto&cntrl=al). Esta evidência observa-se também noutras escolas, pelo grande número de exemplos que se encontram na net.

Revisitei alguns desses blogues na tentativa de responder às seguintes questões: Que diferenças/ semelhanças existem nestes blogues e os que foram analisados nos textos referidos na bibliografia? Será que apresentam as características de construção de identidade e de domínio?

A resposta a estas questões necessitava de um estudo aprofundado. No entanto, atrevo-me a expressar alguns aspectos a que atribuo alguma relevância: a finalidade com que foram criados os blogues: uns revelam o adolescente( são pessoais), os outros revelam o que o adolescente procura investigar/compreender ( são os curriculares); aos primeiros é atribuída uma maior liberdade de construção/ de expressão porque foram construídos fora da escola, os segundos estão sujeitos, implicitamente, ao cumprimento das normas da escola/ da elaboração de trabalhos…. Apesar destas diferenças, uns e outros são afirmações de identidade: os adolescentes revelam os seus rostos, os nomes, as suas preferências, a sua escola; expõem publicamente as suas ideias, os seus conhecimentos; interagem com os outros (os contadores automáticos anunciam, quase sempre grande número de visitantes) e, regista-se, ainda em todos os blogues um espaço reservado a comentário/opiniões como por exemplo em:

Migas: Bem a vossa anlise aos inkeritx é xtensa o k vem revelr mto trbalhinho!continuem axim..fltam agora os grafikos..:D

Neuza: É só pa dizer que gosto do voxo blog e ve-se que voxex estao mt dedicados a ele .

http://canecaspartidas.blogs.sapo.pt/2007/10/ Blogue Canecas Partidas Ex: 16 May 08, 21:01

Estes blogues apresentam também a ligação em rede com outros blogueiros e, também, ligações a diferentes instituições e aos órgãos de poder local.

É também evidente o domínio por parte destes adolescentes, das novas tecnologias pode por isso afirmar-se que os adolescentes que criam estes blogues têm fortes sentimentos de mestria e usam estes meios para afirmarem quem o são e o que sabem.

Concluo, assim, que constituem boas práticas o apoio, por parte da biblioteca escolar, à adopção de metodologias curriculares que incentivam a criação de blogues.”


E para que a memória não se perca, fica aqui um link para o fórum de discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário