Perfil do Estudante Digital
Objectivo: Identificar e discutir as características atribuídas ao estudante digital.
Competências: Definir o perfil do estudante digital.
Recursos de Aprendizagem:
Prensky, M. (2004) The Emerging Online Life of the Digital Native: What they do differently because of technology and how they do it. 1-14
Prensky, M. (2001) Digital natives, digital immigrants. In On The Horizon (Vol9, nº 5). NCB University Press.
Nesta primeira unidade pretendia-se traçar o perfil do estudante digital. O primeiro objectivo era conhecer este novo estudante que nasceu na era das novas tecnologias e que as utiliza diariamente de forma intensiva: Nativo Digital.
As novas tecnologias, e a sua evolução têm provocado mudanças no modo como os estudantes processam informação: “diferentes tipos de experiências criam diferentes estruturas cerebrais” (Prensly, 2001). Ainda de acordo com Prensky /2004) “Students are not just using technology differently today, but are approaching their life and their daily activities differently because of the technology”. Parece assim, existir uma relação biunívoca entre os jovens e a tecnologia.
Entendida a envolvência dos Nativos Digitais, era importante identificar as suas singularidades. Tal como foi referido na apresentação do trabalho de grupo: “Entender este novo estudante e o modo como aprende constitui para o professor um desafio e uma obrigatoriedade. Desafio porque tem que aprender a dominar as novas tecnologias, território de origem do estudante digital e pouco conhecido para o professor, e obrigatoriedade porque só há diálogo quando se utiliza a mesma linguagem.”
Para melhor conhecimento do estudante digital foram identificadas as suas características referentes às seguintes questões: Como se relaciona com a informação / conhecimento? Como Comunica? Como se Socializa?
As respostas às questões formuladas permitiram identificar um perfil de estudante digital onde sobressaem um conjunto de pontos fortes que devem ser considerados e valorizados pelo professor, Emigrante Digital, nomeadamente:
- Procura informação vai longe na aprendizagem, sempre que está motivado em relação a um assunto;
- Processa informação proveniente de diversas fontes
- Tem apetência ou desejo de criar.
- Adquire facilmente competências, e fica apto, através da experimentação, para criar produtos digitais. Os novos mundos que são capazes de criar são muitas vezes complexos e únicos
- Colabora, e facilmente coordena, actividades online que envolvem centenas de pessoas.
- Complementar a sua formação científica com a formação tecnológica;
- Adoptar metodologias e estratégias de aprendizagem que maximizem os pontos fortes e minimizem os pontos fracos identificados no perfil do estudante digital.
Além de tornar possível o conhecimento do perfil do estudante de hoje e conhecer melhor o modo como ele aprende, esta UC, através da metodologia de trabalho de grupo para a elaboração de um powerpoint, constituiu, em si mesma, a prova do desejo de emigração do professor (imigrante digital) para o território de origem do nativo digital:
- Aprendi a utilizar novas ferramentas disponibilizadas pela tecnologia: google docs; skype…
- Procurei, partilhei e analisei informação
- Apliquei na prática uma metodologia de descoberta, criação conjunta com utilização das novas tecnologias: o modo como eles, nativos digitais, desejam aprender.
-----******----******----******----
So if Digital Immigrant educators really want to reach Digital Natives – i.e. all their students – they will have to change. It’s high time for them to stop their grousing, and as the Nike motto of the Digital Native generation says, “Just do it!” They will succeed in the long run – and their successes will come that much sooner if their administrators support them.Prensky, 2001
Enquanto o adulto vê a Internet como um substantivo, a criança vê - a como um verbo, o seja, uma ferramenta que permite fazer o que deseja
Volney Faustini,
-----******----******----******----
As palavras de Daniel Cassany sobre as competências básicas e linguísticas da geração Google.
As palavras de Daniel Cassany sobre as competências básicas e linguísticas da geração Google.
**** ------****-----****-----****

Nenhum comentário:
Postar um comentário